logo
logo

O SIGNIFICADO DE DRET.U E AS RAÍZES DA FUNDAÇÃO

Dret.u é uma palavra em Crioulo, que é a língua materna de Cabo Verde e significa, direito, certo, correto. Num mundo onde as referências tendem a ser focadas no TER, gostaria de contribuir para reforçar a essência do SER Cabo-verdiano, intervindo junto das temáticas que me são mais queridas: as pessoas e do ambiente.

As Pessoas

Cuidar das nossas raízes, da educação cívica dos adultos, dos jovens e das crianças, da promoção de referências e do apoio as histórias e as iniciativas de pessoas de Dret.u. Promover cidadãos de Dret.u; os bons exemplos e ajudar a que todos sejam parte.

O Ambiente

Cuidar do nosso país, de um Cabo Verde mais limpo e muito mais verde. Mais árvores, mais biodiversidade, mais sombra, mais beleza, mais vida.

O PROPÓSITO DA FUNDAÇÃO

Semear hoje e para as gerações vindouras, o sentido de que plantando empatia se colhe prosperidade e felicidade; que com pouco se faz muito e que este modelo de desenvolvimento é possível se for assente em valores fundacionais da Nação Cabo Verdiana e do fomento da empartilha entre as pessoas e o ambiente.

A MISSÃO DA FUNDAÇÃO

Plantar árvores de empatia para trazer harmonia e prosperidade às pessoas e ao ambiente, numa sociedade de Dret.u em Cabo Verde. Os idosos são as raízes, o homem e a mulher são o tronco, os filhos são os ramos, os adolescentes são as folhas e as crianças são os frutos que um dia irão dar origem a uma nova árvore. A árvore está dentro da semente e a nossa missão é plantar árvores, árvores de empatia, árvores de amizade, árvores de família, árvores de conhecimento, árvores de futuro, mas também árvores físicas, que tragam mais verde, mais biodiversidade e mais vida a Cabo Verde.

OS VALORES DO NOSSO SOLO

Valores profundos que trazemos em nós

Coragem que sempre tivemos em não nos resignar. 

 

Fé no futuro, alimentando a energia para nunca desistir. 

 

Solidariedade para fazermos juntos, mulheres, homens e ambiente

Valores relacionais que temos que reforçar

Empatia para sermos capazes de nos colocarmos no lugar outro. 

 

Alegria, para fazermos da morabeza uma palavra com sentido para todos os cabo-verdianos. 

 

Ousadia para sermos capazes de plantar um futuro sempre melhor.